quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Capoeira cresce em Parintins, revela talentos, mas precisa de apoio



           Grupo  reúne dezenas de praticantes todos os sábados na Praça dos Bois (foto: Geandro Soares)

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. O movimento cresce em Parintins, ganha adeptos, vence preconceitos, revela talentos, mas precisa de apoio. O mestre DeilsonJacaúna, conhecido como Paquita, trabalha com a modalidade há 15 anos, onde comanda o grupo Amantes da Liberdade que reúne dezenas de praticantes todo sábado na Praça dos Bois.
Em entrevista ao Gazeta Parintins, o mestre falou sobre a realidade da capoeira na Ilha. “Temos fruto de um trabalho de muitos anos. Na capoeira há fundamentos, regras que ensina disciplina através da educação e do companheirismo, para ser um profissional a altura é preciso esse direcionamento. Hoje temos capoeiristas parintinenses na Alemanha, Japão, Bélgica, isso nos deixa honrado”.
Um deles, é o parintinense Inácio Macêdo Neto, 26, que começou dia 26 de setembro a ensinar as técnicas aos jovens e adultos de Bruxelas, capital da Bélgica. A princípio, o intercâmbio vai durar três meses, mas pode se estender por quatro anos. O projeto tem apoio do mestre Niltinho Alves do Grupo Porto de Minas com atividades voltadas sócio cultural dos brasileiros na Bélgica.

Valorização

Questionado se o esporte é valorizado em Parintins, Paquita declara. “É difícil falar com relação a isso. Temos mais apoio de fora do que local. Por falta de conhecimento das pessoas, ainda há muita discriminação com relação a capoeira. Enquanto falta conhecimento, as pessoas denigrem, mas acreditamos que há uma outra visão em Parintins”.
Para Deilson, ver jovens se destacando, vencendo na vida é que o impulsiona a seguir adiante na capoeira. “Não vivo de capoeira, trabalho como vigilante, sou artista plástico, técnico em segurança do trabalho e vivo do meu suor, mas amo a capoeira, me deixa feliz ver a criançada, os jovens se divertindo, criando um laço de amizade e união”, ressalta.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário