quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Comunidade do Tracajá desenvolve projeto de museu


                            Valcir Soares desenvolve a pesquisa histórica

 O professor Valcir Soares Batista, nascido na comunidade Tracajá, desenvolve pesquisa histórica, a fim de trazer informações consistentes sobre a cultura da comunidade. “Com a chegada da tecnologia muita coisa cultural já se perdeu e nós estamos com a proposta de fazer esse museu para trazer essas informações com dados concretos de objetos esquecidos ao longo do tempo. Criamos o projeto para resgatar, dar mais vivacidade na parte histórica da região do Tracajá às pessoas que estão vindo”.
Depois de pesquisas, réplicas de objetos utilitários e outros que fizeram parte do cotidiano da comunidade serão expostos. O professor conta com a participação de comunitários, alunos e outros professores. “Nós estamos pesquisando, construindo essas réplicas que ficarão em exposição neste museu. São 40 pessoas da comunidade, professores e estudantes, todo mundo ajudando tendo em vista a pesquisa com resultado satisfatório, seja na área da pesquisa, incentivo a pesquisa e na conclusão deste trabalho”, comemora.
O projeto está previsto para fim do ano, que está sem uso e precisando de reforma, mas nem isso tira o entusiasmo dos comunitários. “O barracão está desativado e nós vamos recuperar com a proposta de erguer este museu para servir como patrimônio histórico da comunidade. Então o visitante vai chegar e conhecer os instrumentos e tudo mais”, afirma.
O professor e seus colaboradores estão mapeamento tanto a parte geográfica quanto histórica, desde o processo de origem da comunidade até os dias atuais.

Carly Anny Barros
Foto: Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário