segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mais de 700 ovos de aves e de quelônios apreendidos na região da Vila Nova


    Além de centenas de ovos, também foram apreendidas malhadeiras, arrastões, lanternas e terçado

 O agente ambiental e engenheiro agrônomo do projeto Pé de Pincha, da Universidade Federal do Amazonas, (Ufam), Francisco Clóvis Costa da Silva, apreendeu mais de 700 ovos de pássaros e de quelônios na noite de sexta-feira (04). A apreensão aconteceu na região da Vila Nova, distrito do Mocambo do Arari, em um tabuleiro de criação de quelônios, uma área de 11 quilômetros, onde o projeto de conservação tem uma parceria com Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).
Além de centenas de ovos, também foram apreendidas, malhadeiras, arrastões, lanterna e terçado, utilizados para a pesca, que é proibida naquela área. Os ovos foram doados ao programa Bombeiros mirim, enquanto as redes de pesca vão ficar sob a guarda do Ibama até que os envolvidos sejam notificados.

Vigilância

O material apreendido desembarcou sábado, às 17h, no porto da Marina, Santa Clara, e foi levado no carro do Corpo de Bombeiros até a unidade do órgão ambiental em Parintins. “Foram três dias de vigilância para conseguirmos realizar a apreensão. Explicamos as pessoas envolvidas que aquilo é ilegal. Todo ano apreendemos ovos na região da Vila Nova, no momento do flagrante às 19h, além de moradores da região, tinha até pessoas de Urucará e Manaus no local. Havia crianças coletando ovos, já estamos tomando providências junto ao Conselho Tutelar para que os pais sejam notificados para não levar crianças a cometer esse tipo de delito”, declara Francisco.
De acordo com o gerente local do Ibama, Wellington Ferreira, pela quantidade de ovos apreendidos, a maioria de pássaros (aves migratórias) caracteriza comércio e não consumo. “Será feito os procedimentos administrativos. Vamos fazer o lavratório dos termos de apreensão e aplicação de multa a essas pessoas. É bastante comum as pessoas levarem crianças para fazer esse tipo de infração”.


     Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário