quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mês de combate ao câncer de mama e colo de útero


       Campanha busca alertar os riscos e a  necessidade de diagnóstico precoce

Começou ontem em todo Brasil, a campanha “Outubro Rosa”, mês da conscientização e de combate ao câncer de mama. O movimento que dura o mês inteiro busca alertar os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce desse tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente do mundo, perdendo apenas para o de pele. Em Parintins, a campanha também será de combate ao colo de útero.
A enfermeira Mila Parente, coordena a campanha na cidade. “O Outubro Rosa busca promover a saúde da mulher quanto a prevenção do câncer. A mulher faz um autoexame, ela mesmo toca a mama, e se detectar algum nódulo, caroço, deve se dirigir a uma unidade básica de saúde, procurar um profissional médico, para fazer uma avaliação e depois tomar as providências para solicitar a ultrassom mamária ou a mamografia”, informa.
A enfermeira ressalta que há profissionais capacitados nas unidades para fazer o autoexame nas mulheres. “No momento da coleta, a gente pede aos profissionais de saúde, que toquem a mama dessas mulheres, porque muitas de nós não conseguimos detectar o nódulo, e nossos profissionais estão capacitados. Se tiver nódulo, a gente vai verificar se é benigno ou maligno, se for benigno é retirado através de cirurgia aqui mesmo em Parintins”.

Alerta

A profissional alerta as mulheres que procurem um posto de saúde para o exame preventivo, tanto de câncer de mama quanto de colo de útero.  “As mulheres de qualquer idade, tem que se conscientizar que o câncer mata, e precisamos fazer a prevenção. Amanhã (04) e sexta-feira (05) o médico mastologista, Dr. Sebastião Mardem, estará na cidade atendendo durante a manhã e a tarde na Policlínica Tia Leó”, ressalta.
De acordo com dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama. O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas. A campanha em Parintins é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Geandro Soares
Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário