quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Três médicos enviados pelo Programa Mais Médicos vão atender o Dsei Parintins

         Paula Cristina anunciou que o Distrito foi beneficiado pelo Ministério da Saúde

Em entrevista ao Gazeta Parintins na tarde de terça-feira (22), a coordenadora do Distrito Especial de Saúde Indígena (Dsei) de Parintins, Paula Cristina Rodrigues Pinto, anunciou que o distrito foi beneficiado pelo Ministério da Saúde com três médicos. Os profissionais virão através do Programa Mais Médicos que vão atender aproximadamente 13 mil indígenas no Baixo Amazonas.
Os médicos cubanos participam de 28 de outubro a 01 de novembro em Manaus de um treinamento final e dia 04 iniciam as atividades nas unidades básicas de saúde nas aldeias. O Dsei Parintins abrange 11 aldeias de quatro municípios, sendo as áreas indígenas do Uaicurapá em Parintins, Andirá em Barreirinha, Alto Nhamundá no município de Nhamundá e Marau em Maués.

Conquista

“Esta é uma grande conquista para o nosso Dsei. Estamos ansiosas para a chegada dos profissionais que com certeza vai melhorar muito a qualidade do serviço de saúde, vamos fazer questão de apresentá-los em todas as aldeias antes de iniciarem os trabalhos”, declara Paula Cristina.
A coordenadora ressalta que solicitaram oitos médicos para o Dsei Parintins, porém nessa etapa foi possível três que vão trabalhar de forma intercalada nas aldeias. “Os médicos vão atuar nas aldeias com uma estrutura montada para fazer os atendimentos. Vão fazer um trabalho de prevenção para diminuir os casos de doenças nas 11 localidades que fazem parte do distrito. Solicitamos oito médicos, dois para cada área indígena do Dsei Parintins , o projeto foi todo elaborado sob o comando da nossa divisão de atendimento a saúde indígena, mas nesse primeiro momento fomos atendidos com três profissionais, que já vai ajudar bastante, e com certeza, em breve novos profissionais vão integrar esta primeira equipe que começa a atuar em novembro”.

                 Ação

   Programa Mais Médicos vai atender aproximadamente 13 mil indígenas no Baixo Amazonas (foto divulgação)

  
Segunda-feira (21), uma equipe do Dsei Parintins sob o comando da coordenadora Paula Cristina Rodrigues entregou para a área indígena do Marau, três motores de 90 HP. As comunidades contempladas foram Nova Aldeia, Nova Esperança e Santa Maria. Além disso, cada comunidade ganhou também um motor 15 HP, e a Casai Maués foi beneficiada com um motor 40 HP, que será utilizado para fazer ações de monitoramento da qualidade da água.  A entrega de motores prossegue hoje nas aldeias do Alto Nhamundá.
 “A gente ficou muito feliz, lisonjeados pelo reconhecimento das aldeias, isso nos motiva mais a trabalhar. Claro, muita coisa ainda precisa melhorar, mas a gente tá fazendo o que estar ao nosso alcance. Nos sentimos motivados porque a maioria dos indígenas acredita no nosso trabalho. O nosso compromisso e missão de levar assistência para a área indígena do Dsei Parintins  é crescente”.
De acordo com Paula, os bens patrimoniais servem para dar qualidade no atendimento de saúde à população indígena do Dsei Parintins, que abrange quatro municípios. “Essa assistência leva melhorias e agilidade ao transporte de pacientes e da equipe multidisciplinar. Com esses motores, as equipes de saúde poderão atender de maneira mais ampla cerca de 13 mil indios das etnias Sateré Mawé e Hixkariana que habitam a região”.

   Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário