quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Defesa Civil do município estuda medidas quanto a próxima cheia dos rios


O coordenador da Defesa Civil do Município de Parintins, Suamy Patrocínio, afirma que o órgão estar preparado para a seca deste ano e toma medidas de precaução quanto à enchente de 2014 que promete ser maior que de 2013.
O coordenador relata que já começaram a montar um plano de ação não somente pra situação da seca, mas também para a enchente do próximo ano. “Tivemos repiquete e já baixa esse sentimento de preocupação com a seca, mas essa tranquilidade na seca acaba nos angustiado com a próxima enchente. Dados afirmam que o nível do rio está 2,4 cm acima do ano passado e 4 cm acima da maior enchente que foi em 2009. Estamos entrado em contato com a Defesa Civil do Estado onde na segunda-feira ficou de passar a informação após análises e estudos, se devemos nos preocupar ou não com a seca, mas tudo indica que vai ser normal este ano”.

Precauções

Segundo Patrocínio, a enchente de 2014, provavelmente será maior que a de 2013 e já vão começar a tomar providências. “Começaremos desde agora para tomar providências de precaução como a ponte do Beco Ademir Farias que vamos elevar a altura e iremos a comunidade do Taboraí construir cento e quarenta  metros de ponte. Também temos a  ideia não só construir pontes, mas de fazer áreas de lazer para essas famílias  porque elas perdem seus quintais  e os moradores não tem onde ficar”.

Ele enfatiza que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vai fazer um trabalho de conscientização nesse período da seca e também da cheia, assim como a secretaria de saúde vai ajudar juntamente com vários órgãos da prefeitura para dar uma resposta superior a que foi dada na enchente deste ano. “Então, já há um planejamento para a enchente de 2014, esperamos dá uma resposta a altura para a população. O rio não secou com esse repiquete, está estabilizado, mês passado começou a secar dez  centímetro por dia, tava secado muito e agora estabilizou”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário