segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Festa de abertura dos Jogos Escolares de Parintins impressiona público

          Apresentação da fanfarra do Centro Educacional de Tempo Integral de Parintins (foto: Geandro Soares)

A abertura do 30º Jogos Escolares de Parintins (JEP`s), realizada sexta-feira (22), impressionou o público que lotou o Ginásio Elias Assayag para ver a apresentação das escolas. Mais de dois mil atletas participam do evento esportivo em dez modalidades. Homenagens a professores que contribuíram desde a década de 80 com os Jogos, show coreográfico de grupos cheeleaders das escolas e apresentação da fanfarra do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) marcaram o início da competição.

A festa começou por volta de 17h15 com uma caminhada das delegações das 31 escolas da Praça da Liberdade até o Ginásio, onde foi acesa a pira olímpica pela atleta Misley Seixas, 16, do Colégio Batista, campeã dos Jogos Escolares do Amazonas, no atletismo. Milena Costa, 17, da Escola Senador João Bosco, vice-campeã estadual no tênis de mesa, fez o juramento.

O momento foi de confraternização para os atletas. Apesar de disputar com escolas tradicionais da cidade, educandários da zona rural querem surpreender e conquistar o ouro nas modalidades coletivas. “Ano passado bateu na trave, ficamos em segundo, mas esse ano nosso o objetivo é levar o ouro”, relata a comissão técnica da equipe de futsal masculino da Escola Estadual Caburi.

Homenagens

Ocivaldo Santos (Codó), Mauro Mendes, Benedita Mafra, Onildo Filho, Carlos Meireles, foram um dos homenageados e receberam troféu de honra ao mérito. Professores já falecidos como José Euler Santana, Aderaldo Dutra e Raimundo Melo (Ray Melo), também foram lembrados.

A Escola Municipal Irmã Cristine, homenageou o professor Euler Santana, lembrando a trajetória do professor que lecionou no educandário e deixou saudades para os estudantes. De acordo com a gestora Elane Piedade, “o educador amava o esporte e era um excelente profissional, uma pessoa que ficará marcada na memória de amigos, estudantes e colegas”.


Ao término da festa de abertura aconteceu a primeira partida entre Ifam e Bosco na modalidade futsal. No dia seguinte (23) começou a disputa dos esportes individuais e já saíram os primeiros campeões. A primeira a sentir a emoção de vitória, foi Ruth de Souza, aluna do Ceti, medalha de ouro no lançamento de dardo mirim feminino.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário