quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Médicos estrangeiros dizem estar preparados para atuarem na saúde pública em Parintins


  

  Sete médicos estrangeiros desembarcaram no aeroporto Júlio Belém na última sexta-feira (Foto: Pitter Freitas)

Na bagagem, experiência em outros países, esperança de vencer os desafios da saúde em Parintins e se adequar à região. Assim, seis médicos de Cuba e 01 médico da Colômbia desembarcaram no aeroporto Júlio Belém na última sexta-feira (01). Os médicos que atuarão em Parintins são: Dayimi Veja Vasquez, Dunia Perez Rosales, Edalys Matos Fuentes, Eddy Garcia Rodrigues e Raul Hernando Garcia Arevalo. Já para o Dsei Parintins, os dois médicos são Armando Juan Monteiro Aviles e Arumis Martinez Horrutiner.

Os profissionais, latino americanos, integram o Programa “Mais médicos”, do Ministério da Saúde, e chegaram há duas semanas em Manaus. Eles estão no país desde o dia 05 de outubro e permaneceram três semanas em Brasília onde iniciaram a fase de conhecimento das doenças frequentes na Amazônia.

Chamado

O cubano Arumis Martinez, disse que respondeu ao chamado da presidente Dilma Rousseff para fazer assistência médica aos indígenas. Ele acumula oito anos de experiência, com passagens pela Venezuela, Guatemala e Timor Leste, na Ásia. O profissional afirma que trabalhou três anos com indígenas no sudeste asiático. Raul Hernando trabalhou na Colômbia em comunidades de diferentes entidades públicas e privadas e tem experiência com comunidades pobres na Venezuela.

A médica cubana, Dunia Perez, acredita que todos estão preparados para encarar o desafio na Amazônia, mas ainda necessitam apreender muito sobre a realidade do povo brasileiro e das doenças mais frequentes. Dunia atua na profissão há 17 anos com passagens pela Venezuela e Nicarágua, além do país de origem. Para o cubano Eddy Matos, com experiência comunitária no Haiti e Venezuela, aplicar os conhecimentos científicos na região é muito importante.

A Secretária Municipal de Saúde do Município (Semsa), Regina Maia, afirma que o trabalho dos médicos vai ser muito importante para o município. Regina designou a médica brasileira Tereza Cristina, com formação e experiência em Cuba, para atuar no Posto de Saúde Denizal Pereira, na Agrovila do Caburi. Ela foi a primeira profissional confirmada do Programa Mais Médico, do Ministério da Saúde para atuar no município de Parintins, no início do mês passado.


Com informações da Assessoria de Comunicação da PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário