segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Parintinense é premiado no 10º Amazonas Film Festival



 
        Everton Macedo ganhou o prêmio na categoria Melhor Roteiro

O parintinense Everton Macedo, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro com o documentário ‘Watyama’ no 10º Amazonas Film Festival (AFF). O jovem que na edição passada venceu em três categorias, disse a reportagem do Gazeta Parintins que ficou surpreso com a vitória na categoria de Melhor Roteiro no 10º AFF, e revelou está feliz por mais uma vez representar o cinema do interior do Estado com vitória.

“Representei o cinema parintinense concorrendo com profissionais que já produzem há bastante tempo em Manaus, e fui o único do interior a estar entre os vencedores. A ideia do documentário ‘Watyama’ foi mostrar o ritual da Tucandeira e a riqueza cultural da região. Na crença indígena dos índios Sateré Mawé esse ritual tem a ideia de iniciação, onde a criança tem que se submeter para passar da infância para a fase adulta e se torna um guerreiro forte e saudável”, declara. 

O estudante de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (Icsez-Ufam), agradece a todos que o ajudaram na produção do documentário gravado na comunidade indígena Nova Alegria, rio Uaicurapá, município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). “Agradeço ao Jean Carlos que me ajudou na elaboração do roteiro, Nickson e Carlos Felix como assistente de produção, e a toda a aldeia, em especial o Zacarias e o Alimonel Ferreira que foram os protagonistas do meu documentário. Não poderia deixar de agradecer a Jana Carla Sateré, responsável pela tradução do filme da língua Sateré Mawé para o português”.

A entrega de troféus aos vencedores ocorreu no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, na noite de quarta-feira (6), ao som de Boi-Bumbá.  Durante os seis dias do evento, o público prestigiou os filmes e, ao lado de cinéfilos e celebridades, conheceu as produções dos vencedores do Festival.

Geandro Soares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário