quinta-feira, 7 de novembro de 2013

População pede organização do trânsito em Parintins e responsabilidade de condutores

    De janeiro a 29 0outubro, foram registrados pelo 11º BPM-Pin, 373 acidentes de trânsito, mais 99 infrações e crimes no trânsito

“Vários fatores contribuem para o difícil trânsito parintinense. Menores dirigem com o consentimento dos pais, motoristas embriagados, veículos sem farol, retrovisor, a maioria dos condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outras infrações. Enquanto não há municipalização do trânsito, a PM se desdobra para atender todas as ocorrências e faz um trabalho de orientação aos motoristas”, declara o Major Valadares Pereira de Souza Junior, Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Parintins (11º BPM-Pin).

De 01 de janeiro a 29 de outubro de 2013, foram registrados pelo 11º BPM-Pin, 373 acidentes de trânsito, mais 46 infrações e 53 crimes no trânsito. Onze pessoas morreram no trânsito parintinense este ano, quase o dobro do ano passado onde morreram seis. Pessoas indignadas com a situação, cobram a organização do trânsito pelo poder público e pedem que os condutores de veículos também colaborem para que a situação não se agrave. 

O assunto é um dos mais comentados pela população após o atropelamento de duas mulheres por um caminhão caçamba dia 23 de outubro. Elem Brasil, viu os corpos estirados no asfalto e relata. “Vias e cruzamentos da cidade, principalmente os mais movimentados, precisam de sinalização e guarda municipal de trânsito. A falta de organização e desrespeito de condutores resulta em acidentes e tragédia. O poder público precisa tomar alguma atitude, porque já está demais”.

Medidas

O comandante do 11º Batalhão, Major Valadares, declara que o trânsito de Parintins poderia ser exemplo no Estado, como foi anos atrás com o uso obrigatório do capacete. Ele afirma que a PM há meses realiza várias blitz para tentar orientar a população, mas as imprudências continuam e por isso o Batalhão resolveu tomar medidas drásticas.  “Mesmo a PM fazendo blitz na cidade, orientando os motoristas, as imprudências no trânsito continuam e não são poucas, por isso vamos tomar medidas drásticas para tentar disciplinar esse trânsito enquanto não é municipalizado. Agora queremos encaminhar para o parqueamento do Detran de Manaus os veículos que forem apreendidos em infrações”, declara o Major.

Conforme Valadares, a prefeitura ensaiou a municipalização, mas por dificuldades ainda não aconteceu e a PM se desdobra para orientar motoristas e atender as ocorrências de trânsito. “Se fosse municipalizado, poderíamos dar mais atenção a outras ocorrências e situações, tentar fazer um policiamento proativo e não um policiamento de resposta após o acontecido. Esperamos que a partir do Ronda no Bairro quando vamos ter maior quantidade de viaturas e de pessoal, possamos fazer realmente um policiamento proativo”.

Cobranças

Em discurso na Câmara Municipal de Parintins, o vereador Ernesto Cardoso (PTN), afirmou que está na hora da prefeitura exercer seu papel enquanto responsável pelo trânsito. “Não adianta culpar o Governo do Estado ou a Polícia Militar, porque o Código de Trânsito Brasileiro, de 23 de setembro de 1997, passou a responsabilidade para os municípios”.
O vereador Maildson Fonseca (PSDB) enfatiza que uma das principais causas de acidentes no município é a falta de educação no trânsito. “Um dos principais problemas é a falta de educação no trânsito, que deve ser combatida com orientações na escola, como disciplina obrigatória”, avaliou o parlamentar que também já assumiu a secretaria de educação.

Casos

Acidentes em horários de entradas e saídas de escolas também são comuns. “No cruzamento da Escola Beatriz Maranhão, há muita movimentação de veículos e várias pessoas já se acidentaram em decorrência de uma cratera que tem ao lado da escola. A gente pede que o poder público faça alguma coisa para evitar mais problemas ou talvez uma tragédia”, reivindica uma funcionária pública. Na última terça-feira (05) a Polícia Militar realizou mais uma blitz, no horário de 10h às11h, na ponte Amazonino Mendes. Em apenas 60 minutos foram apreendidos 65 veículos que não possuem equipamentos obrigatórios, como farol, retrovisor, ou que estavam com pneus carecas.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário