quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Raio causa cancelamento de voos noturnos em Parintins


         Descarga elétrica atingiu baliza do aeroporto durante temporal da tarde de terça-feira

 Uma descarga elétrica provocada por raio durante temporal que aconteceu na tarde de terça-feira (19) na região de Parintins, causou incêndio na área do Aeroporto Júlio Belém e danificou pelo menos noventa por cento do sistema de iluminação do balizamento da pista. Sem o balizamento, as operações de pousos e decolagem de voos noturnos foram canceladas para o município. A interdição continua até que o sistema elétrico da extensão da pista seja reparado.
A informação é do administrador do aeroporto, Paulo Cezar Pessoa, que afirmou que a descarga elétrica aconteceu por volta de 17h e o fogo provocado pelo raio foi imediatamente combatido pelos Bombeiros do Aeroporto o que evitou que as chamas se propagassem e causassem danos maiores. “Assim que detectamos o problema na iluminação comunicamos todos os órgãos envolvidos na aviação, assim como as empresas aéreas que operam em Parintins. Pela falta de balizamento da pista, tivemos que cancelar todas as operações de voos noturnos para o município”.

Cancelamento

Paulo garante que devido o cancelamento das duas empresas que operam voos comerciais em Parintins, em torno de 90 passageiros que deixariam ou chegariam na cidade foram diretamente afetados e tiveram que ser realocadas para outros voos que ocorreram na manhã de ontem. Até que seja feito o reparo do balizamento os voos serão feitos durante o dia.
Pessoa revela que foram danificadas quatro bocais, 56 lâmpadas, 6 transformadores e 2 pilonios. Os materiais já foram comprados e custaram quase 10 mil reais. Segundo ele, os materiais chegam na manhã de hoje e até amanha os serviços de reparos devem ser concluídos pela equipe de manutenção. Assim que o sistema de iluminação for reestabelecido, as aeronaves vão poder voltar a operar normalmente durante a noite.

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário