quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Violência contra mulher é pauta de seminário no Icsez/Ufam




       Combate a violência contra mulher exige ações integradas de segmentos sociais e instâncias

Acontece de 25 a 28 de novembro no Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia, (Icsez-Ufam) o seminário “Reflexões sobre a violência contra mulheres: avanços e desafios das Políticas Públicas”. O evento tem o intuito de estimular um amplo debate na sociedade local sobre as várias formas de violência que sofrem as mulheres amazônidas e discutir medidas de enfrentamento, vislumbrando a contribuição para novas políticas públicas para mulheres na região.

Idealizado pelo Observatório da Violência Contra Mulher no Alto Solimões e Baixo Amazonas (OBVCM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com o Programa Amazonas em Foco, a abertura do seminário ocorre no Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data foi escolhida em homenagem as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas porque lutavam em defesa dos direitos das mulheres durante a ditadura de Leônidas Trujillo, na República Dominicana.

Organização

De acordo com uma das organizadoras, professora Milena Barroso, apesar de todos os avanços, ainda falta muito para a mulher ser verdadeiramente respeitada enquanto ser humano autônomo e igualmente capaz. “A violência sempre esteve presente no cotidiano das mulheres, fato que pode comprometer a emancipação da mulher em busca de sua igualdade de direitos ou mesmo de representações sociais mais complexas como de sexo, raça/etnia e classe”.

A professora enfatiza que o combate à violência contra a mulher exige ações integradas de vários segmentos sociais e instâncias. “É um problema complexo, é necessário engajamento social, fôlego militante, vontade política, colaboração de todos e formação de multiplicadores desta causa, para que possam ser fomentadas ações efetivas de acompanhamento e discussão dessa temática”.

No primeiro dia do evento (25), acontece no Icsez de 9hàs12h e de 14h às 17h, o minicurso “Gênero e Serviço Social no Brasil”. Às 18h terá a exposição de fotos e pinturas, às 19h mesa redonda, e às 20h30 o lançamento do livro “Gênero, divisão social do trabalho e Serviço Social”, de Mirla Cisne, na Casa da Cultura de Parintins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário