segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Laje desaba e quatro operários escapam da morte



          O fato aconteceu quando trabalhadores terminavam uma Laje no prédio do Senac-Parintins

Quatro operários da Construtora Terra e Teto, que realiza a obra de ampliação do prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Parintins (Senac-Parintins), escaparam de morrer na tarde  de sexta-feira (13), quando a laje que trabalhavam desabou. Entre os operários estava o pedreiro e carpinteiro, Adelson Freitas, 53, o pedreiro Adnel da Silva Pimentel, 32, o ferreiro Lúcio Viana Carvalho, 53, e o ajudante de obra, Jucelino Trindade Batista, 23.
O Centro de Formação Profissional Matheus Pena Ribeiro, fica na rua Massaranduba, bairro Dejard Vieira. Eles concretavam uma laje em uma altura aproximada de três metros de altura quando as escoras de sustentação quebraram e a laje desabou e Adelson Freitas, foi o mais atingido. Ele revelou a reportagem do Gazeta Parintins que escapou de morrer soterrado e viveu momentos de terror e desespero ao perceber que estava coberto pelos escombros.
“Escutei o estalo e quando percebi a laje estava no chão e o concreto começou a arriar me cobrindo todo. Lembro que ainda tentei segurar na tela de ferro, mas também desabou. A sorte que estava de capacete e caí sobre um isopor de 20 centímetros de espessura e amorteceu a queda. Ao tentar levantar não conseguir, o concreto era muito pesado e fui todo coberto pela massa de areia cimento e seixo. Nesse momento entrei em desespero e pânico porque pensei que ia morrer. Ainda bem que meus colegas se uniram e conseguiram tirar o concreto de cima de mim e salvaram minha vida. Graças a Deus só machucou meu braço”, conta o pedreiro.

Causa

O fato aconteceu por volta de 14h40 quando os operários concluíam a concretagem da laje pré-moldada.Segundo o engenheiro Luiz Gonzaga Ramalho, responsável pela obra, uma peça de madeira que servia de escora não aguentou o peso, se rompeu e a laje desabou. Os Bombeiros foram acionados e conduziram às vítimas ao Hospital Padre Colombo. “Graças a Deus que todos estão bem e só houve prejuízos materiais. A obra tem 35 operários e o pedaço que caiu seria o último módulo de laje a ser construído. Iniciamos a obra em janeiro deste ano e o prazo para entrega é março de 2014”.
Uma equipe da 3ª Companhia Independente de Bombeiros de Parintins, comandada pelo Sargento Cardoso, foi até o local do acidente, mas os colegas dos trabalhadores já haviam socorrido os operários. “Graças a Deus as vítimas só tiveram lesões leves e estão bem. Em uma análise observamos que as peças de madeiras utilizadas na escora da laje estavam sendo feitas com material bastante reutilizado e causou o acidente”.

Trabalhos

Para o Sargento, a madeira estava desidratada, perdeu a resistência e o peso da laje fez romper as peças fazendo o material cair. “Como o técnico de segurança de trabalho da obra está viajando, explicamos ao engenheiro o que pode ter causado o acidente. O engenheiro se responsabilizou em trocar as peças por madeira nova para continuar os trabalhos. Aproveitando a oportunidade, deixo comunidade o número (92) 9236-6638, de emergência do bombeiro, para facilitar o contato com a corporação”.
Segundo Doriciana Caldas, diretora do Senac-Parintins, com a obra de ampliação, o Centro de Formação Profissional passa de 7 para 17 salas de aulas para Estética, Cabeleireiro, Laboratório de Enfermagem, Biblioteca, além de uma subestação de energia elétrica. A obra está orçada em aproximadamente R$ 5 milhões. Ela afirma ainda que o Senac-Parintins funcionava com seis cursos, e após o recesso de fim de ano volta em 2014 com doze cursos técnicos.  

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário