segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PMs de Parintins recebem equipamentos para atuar no Ronda no Bairro


 
  

Após várias promessas e adiamentos, Parintins poderá ter um policiamento preventivo com a chegada do Ronda no Bairro. O programa começa a funcionar quarta-feira (18) na cidade, onde será lançado pelo governador Omar Aziz. Onze viaturas e dezesseis motocicletas foram entregues ao 11º Batalhão. Os militares receberam equipamentos de proteção individual, como bastão, algemas e colete a prova de balas. A Polícia Civil foi beneficiada com três viaturas e novos computadores foram instalados na 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil e no quartel da PM.
“O primeiro passo é fazer com que o policial militar se sinta confortável no local de trabalho. O governo investiu no preparo e instrução para o militar atender melhor a população em termos de ocorrência e fazer uma polícia comunitária. Das onze viaturas, oito farão ronda nos bairros da cidade e nos setores do interior, duas ficarão de supervisão e a outra será do comandante do Batalhão. Em casos de necessidade, vai ter uma equipe da Força Tática a disposição, com um armamento maior. Parintins estará mais segurança também com a chegada de mais 43 policiais para atuar na cidade, todos filhos da terra”, declarou o comandante de policiamento do interior, Coronel Marcos Brandão.

Setores

Após uma pesquisa de campo,Parintins foi dividida vgeograficamente em oito setores, seis urbanos, e dois rurais. Em cada setor terá uma viatura e duas motocicletas. “O cidadão vai ver a viatura constantemente no seu bairro. Precisamos da parceria da comunidade”, ressaltou o Coronel.
As agrovilas Caburi e Mocambo formam um dos setores do interior e uma viatura e duas motos farão ronda nas localidades. Caburi está há dez meses sem policiamento e isso fazia com que meliantes agissem impunes. A Associação dos Moradores e Agricultores Familiares do Caburi, através do presidente Valeriano Nunes e do vice João Martins assim como a população fizeram inúmeros apelos e cobranças ao governo.
De acordo com o Comandante do 11º Batalhão, Major Valadares, a partir do Ronda no Bairro com mais viaturas e efetivo, a PM poderá fazer um policiamento proativo, e não de resposta após o acontecido. 
Um PM, que pediu para não ter o nome revelado, disse que o problema agora é onde vão colocar tantos presos, pois acredita no aumento de presidiários na cidade com a chegada do programa, e a Unidade Prisional está superlotada. Na última vinda do governador na Ilha, Omar prometeu a construção de um novo presídio que até agora não saiu do papel.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário