segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Professores conquistam segurança para os Jogos Escolares após interromperem a competição



             Ontem pela manhã parentes foram acompanhar os atletas do futsal mirim no Ginásio

 Professores de educação física e treinadores de equipes paralisaram por um dia os Jogos Escolares de Parintins (JEP’s) alegando falta de segurança nos locais de competição e apoio do poder público ao maior evento esportivo estudantil do Baixo Amazonas. A decisão aconteceu na última quinta-feira (28) após uma reunião de emergência da Comissão dos Treinadores de Educação Física de Parintins. Em protesto, cerca de 40 professores realizaram um buzinaço, que saiu às 12h30 da rua Fortaleza, bairro Emílio Moreira, até a Getúlio Vargas, Centro.

O professor Thiago Brelaz, informa que solicitaram segurança de militares e guardas municipais nos locais dos Jogos, mas alega que não foram contemplados de início. “A gente sabe que o professor Carlos Meireles, se vira como pode para coordenar os JEP’s, mas segurança é o mínimo que a gente precisa pra organizar o evento. Outra questão é o pouco recurso para a realização da competição, que vem apenas de colaboração das escolas estaduais, municipais e do Ifam Parintins, as despesas são muitas, como de materiais e pagamento dos funcionários do Ginásio que vão trabalhar sábado e domingo”.

Paralisação

 

     Em protesto, cerca de 40 professores realizaram um buzinaço na última quinta-feira


 Para a professora Maria José, da Escola Estadual Senador João Bosco, a paralisação foi necessária para que houvesse uma reflexão. “Não vamos ser irresponsáveis de colocar em perigo a vida de cidadãos que estão participando. Se a prefeitura diz que faz a realização dos Jogos, deveria nos dá um apoio direto, pois precisamos de materiais, de apoio para aquelas pessoas que trabalham, a merenda, fica difícil darmos conta de tudo, até porque temos nossas equipes para coordenar”.
Após a paralização do Jogos, mais de 30 professores e acadêmicos envolvidos nos Jogos Escolares de Parintins, reuniram com a coordenadora da Seduc, Ana Ester Paulinho, a ex-coordenadora Ângela Reis e com o coordenador municipal de esporte, Carlos Meireles. Os professores falaram da falta de segurança ao entorno dos jogos, a falta de bolas, redes e água para a arbitragem.

Retomada

Os jogos foram retomados sexta-feira (30), após a maioria dos pedidos atendidos, com esquema de segurança, principalmente no Ginásio de Esportes Elias Simão Assayag, onde dezesseis guardas municipais trabalham na segurança alternadamente.

Para entrar no ginásio as bolsas dos estudantes são revistadas e no primeiro dia foram apreendidos estiletes, facas, tesouras e agulhas. Nos dias posteriores o número de objetos apreendidos foi menor. A Polícia Militar também está dando segurança.
Ontem pela manhã, muitos pais e parentes foram acompanhar os atletas do futsal mirim no Ginásio. As boas jogadas e a raça em quadra levantaram aplausos, e o cumprimento das equipes mostrou o verdadeiro espírito esportivo observado na maioria dos estudantes. Thiago Brelaz enfatiza que é fundamental a família participar, acompanhar os filhos nos Jogos. “Quando vejo pai e mãe acompanhando o filho, me sinto feliz, assim como o aluno, porque esse momento vai passar e você vai perder a oportunidade de amar o seu filho”.
 
Geandro Soares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário