quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Semana de Conciliação alerta sobre trabalho infantil e violência contra a mulher




Parceiros da VIII Semana Nacional de Conciliação, artistas plásticos de Parintins desenharam em muros de escolas artes que alertam sobre o trabalho infantil na cidade e violência contra a mulher. Ambos apresentam índices elevados na Ilha Tupinambarana e o objetivo é sensibilizar e conscientizar a população sobre os casos. O Juizado Especial de Parintins, que coordena a semana, realiza palestras e peças teatrais sobre as temáticas, dentre outras.

“O Brasil conseguiu diminuir os índices de trabalho infantil, mas Parintins está na contramão e os casos aqui aumentaram. Abordamos os temas na Semana Nacional de Conciliação em Parintins para debater com a sociedade e tentarmos juntos encontrar soluções para diminuir e até mesmo acabar com essa prática comum na cidade. O município já se comprometeu em combater o trabalho infantil”, disse o juiz da Comarca de Parintins, Aldrin Henrique de Castro Rodrigues, que também lamenta a agressão sofrida por inúmeras mulheres na Ilha pelos companheiros.

Dados

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), há 2.427 menores em situação de trabalho infantil em Parintins. No Amazonas, o município tem um número inferior apenas a Manaus em relação ao caso. A conselheira tutelar Nilciara Barbosa, informa que a maioria das crianças nessa condição recebe benefício do governo, principalmente o Bolsa Família e pede às pessoas que denunciem se souberem de algum caso.

Acordos

Nós últimos três dias da VIII Semana, centenas de acordos, foram realizados em Parintins. Segundo o Juiz Aldrin Henrique, mais de 80% dos casos terminou em conciliação. “As partes envolvidas vieram tentar buscar um acordo e a maioria saiu com um aperto de mãos. No final, tudo terminou com um misto de sorrisos, lágrimas, abraços e pedidos de desculpas”. As audiências ocorrem no Ceti, desde o dia 02 e encerram amanhã.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário