segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Semana Nacional da Conciliação em Parintins iniciou hoje





     Objetivo do evento é realizar o maior número de acordos e sensibilizar a comunidade (Foto: Arquivo Gazeta 2012)


Com objetivo de realizar o maior número de acordos e sensibilizar a comunidade sobre temas, como “exploração do trabalho infantil”, o Juizado Especial de Parintins realiza a partir desde hoje (02), a Semana Nacional de Conciliação. O evento faz parte da política de conciliação do Conselho Nacional de Justiça e pela 3ª vez é promovido na Ilha Tupinambarana sob a responsabilidade do Juizado.

O tema escolhido para esse ano é ‘Conciliar – A Arte que transforma’. As audiências serão realizadas no Centro de Ensino e Tempo Integral de Parintins, (Ceti) no período de 02 a 06 de dezembro. Paralelo às audiências vão acontecer apresentações teatrais, shows musicais, performances, palestras, concursos e outras atividades.

Segundo os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dos três ramos de Justiça – Trabalhista, Federal e Estadual, os mutirões conseguiram finalizar, no ano passado 50,5% dos processos incluídos na Semana Nacional de Conciliação. Nos últimos sete anos, as semanas nacionais de conciliação realizaram 1,9 milhão de audiências, efetuaram 916 mil acordos (47,5%) e movimentaram R$ 5,3 bilhões.

O juiz titular da comarca de Parintins, Áldrin Henrique de Castro Rodrigues, informa que para ajudar a alertar pais e filhos, este ano haverá o concurso de Redação para estudantes da rede pública com o tema Exploração Infantil.  As redações dos estudantes serão avaliadas por uma banca formada por três professores de Português ou Redação, o prêmio será em dinheiro. Os resultados serão divulgados no quadro de avisos do Juizado Especial e por comunicação formal aos classificados.

Geandro Soares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário