sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Após matéria denúncia, Ibama apreende arreios e pescado no lago Macuricanã



 
          Mais de trezentos quilos de pescado, motores e arreios de pesca foram apreendidos na operação

Após matéria denúncia de depredação do lago Macuricanã publicada na edição de segunda-feira (13), do Jornal GAZETA PARINTINS, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Polícia Militar, apreendeu mais de trezentos quilos de pescado, motores,  arreios de pesca e notificou dezenas de pescadores. Durante a ação, que aconteceu quarta-feira (14), o agente do Ibama, Salvador Leal, foi ameaçado por um pescador armado com um terçado.
Welington Ferreira, gerente do escritório local do Ibama, revela que a operação foi montada com apoio de outros órgãos públicos. “Na tarde de terça-feira recebermos a denúncia através do GAZETA PARINTINS e na manhã de quarta-feira conseguimos com apoio da Semma e da PM nos deslocarmos até lá, e apreendemos vários materiais utilizados pelos pescadores que foram notificados para comparecerem ao escritório do Ibama”
Welington revela que dois agentes federias e um terceirizado do Ibama, três soldados militares e dois fiscais da Semma participaram da operação. Segundo ele, em torno de 30 pessoas foram notificadas, e devem responder Processo Administrativo e ser multadas. “Elas responderão na justiça pelos danos ao meio ambiente e crimes contra a natureza, e também serão processadas criminalmente pelo Ministério Público Federal”.

Ameaça

Ferreira revela que o agente federal do Ibama, Salvador Leal, foi ameaçado por um pescador que reagiu a abordagem e não quis entregar os arreios e os peixes que estavam na canoa dele. “O infrator não quis entregar o arrastão e o Pirarucu. Ele reagiu de forma ríspida a ameaçou o agente com um facão, mas como a segurança está em primeiro lugar, preferimos evitar o confronto. Já temos os dados e o local onde mora e após os procedimentos com os outros pescadores, vamos visitá-lo e realizar os procedimentos que a lei exige”.
Ao saber do resultado da operação, o cidadão que denunciou o caso manteve contato com nossa redação e pediu que o Ibama continue com as operações para evitar a pesca predatória nos lagos daquela região. Ele informou ainda que as embarcações de grande porte que se encontravam no local carregadas de peixes, inclusive pirarucu, podem ter sido avisadas na noite de segunda-feira e fugiram do flagrante. “Alguém com certeza avisou os donos das embarcações grandes que estavam na entrada do lago, pois do nada foram embora. Infelizmente foram praticamente lotados de peixes, na maioria Pirarucu, Tambaqui, Tucunaré e Pescada. Como sempre, os patrões não foram presos, mas pelo menos apreenderam os arrastões, arrastadeiras, malhadeiras e motores, assim a devastação deve ser amenizada”, enfatiza o interiorano.

Agradecimento

Welington agradeceu ao cidadão que fez a denúncia e ressaltou que as informações são importantes para que possam agir contra os predadores. “A região do Macuricanã é bastante frágil, um ecossistema de várzea que sofre com a pressão da pesca. É o caso que em pleno defeso tinha dezenas de pescadores nos lagos. Outra coisa é pecuária que também prejudica a área”.
Para ele, a ausência do órgão gestor da Unidade de Conservação Estadual, o Centro de Unidade de Conservação (Ceuc), vinculado a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SDS), infelizmente causa essas situações, já que não há ninguém responsável pelo órgão no município. “Esse gestor seria responsável de planejar ações de proteção e monitoramento dos lagos Macuricanã. Isso causa prejuízo a biodiversidade da área que abastece o recurso pesqueiro da região. Não temos atribuições na fiscalização daquela região, mas por conta da ausência do órgão gestor, o Ceuc, de forma supletiva, atendendo as demandas dos moradores, vamos tentar manter parcerias com a Semma, Defesa Civil, PM para continuar o monitoramento e tentar manter o recurso pesqueiro na área e não venha diminuir tanto como vem ocorrendo”, finaliza.

Por Ataíde Tenório (ataidetenorio1@hotmail.com)
Foto cedida pelo Ibama Parintins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário