sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Caburi vai ao governo estadual pedir apoio para o setor primário e comunicação


A Associação dos Moradores e Agricultores Familiares do Caburi (Amafc) formou uma comissão para viajar este mês a Manaus com objetivo de ter uma reunião com o governador do Estado Omar Aziz e/ou o vice-governador José Melo. A intenção é buscar soluções a alguns problemas na localidade, entre eles a comunicação e a produção agrícola.
O presidente da Amafc, Francisco Valeriano Nunes, diz que está mais do que na hora da agrovila do Caburi, que tem mais de seis mil habitantes, ter o sinal de telefonia móvel, pois a comunicação é uma das dificuldades da localidade, que por diversas vezes teve problemas com os telefones fixos. Em entrevista ao Gazeta Parintins, dia 21 de dezembro na sede da agrovila, Valeriano destacou a importância de se investir no setor primário na região para melhorar a qualidade de vida da população. “Temos que ter apoio na produção agrícola na região do Caburi, porque são várias comunidades ligadas por estradas, onde existem áreas de capoeiras, e só com uma mecanização agrícola serão aproveitadas. Se não, sempre o agricultor vai continuar fazendo derrubadas. É preciso aproveitar as áreas degradadas de capoeiras e ter uma produção agrícola para exportar os produtos para a cidade de Parintins”, declara Valeriano.
Nunes ressalta que a Associação vai pedir apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam) e solicitará do órgão um posto avançado e um técnico agrícola para fomentar o setor da agricultura no local. “Caburi tem potencial. Há anos já foi uma área de exportação agrícola. O povo daqui levava seus produtos para a feira em Parintins, mas de um tempo pra cá, a produção diminuiu e precisamos de apoio pra que volte a ser uma área produtiva”.
Sobre a queda de exportação dos produtos no local, Valeriano acredita que ocorreu por falta de apoio técnico constante, seleção de produtores para o financiamento agrícola, compromisso do agricultor em pagar o financiamento e continuar a produção agrícola. “Tendo apoio técnico constante na nossa agrovila e em todas as comunidades na nossa região, a produção agrícola voltará a ser forte no Caburi”, finaliza.


Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário