segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Coordenadoria epidemiológica do município alerta contra o perigo da dengue



      Caminhada para alertar a comunidade a se prevenir contra o mosquito transmissor 

Segundo dados da Coordenadoria Municipal epidemiológica do município, vinte casos de dengue foram registrados laboratorialmente em Parintins em 2013. A maioria das pessoas infectadas está na faixa etária de 22 a 34 anos, número considerado baixo para um município com mais de 100 mil habitantes. Para que o número de casos não aumente este ano, a coordenadoria orienta a população a se prevenir contra a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito causador da doença.
“A gente todo dia está em alerta, principalmente agora nesse período chuvoso. Os agentes comunitários de saúde estão indo de casa a casa para chamar a atenção da população a verificar o quintal e retirar qualquer material que possa acumular água, uma das ações primordiais para a não proliferação do mosquito. As vinte pessoas infectadas ano passado, fizeram tratamento, não houve óbito, nem complicação, foi a dengue clássica”, informa Sipriano Ribeiro, coordenador municipal de endemias.
Ele pede a quem tiver com sintomas de febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, e quando começar a aparecer pintas no corpo, a procurar uma unidade de saúde porque pode ser dengue.  “A gente sempre alerta que não pode se automedicar porque isso pode agravar o estado do paciente. O maior perigo da dengue é o agravamento da doença, por isso, a importância de um diagnóstico rápido. A dengue pode levar a morte caso o paciente não seja acompanhado de forma adequada. A gente pede às pessoas que procurem os postos de saúde, pois os profissionais são qualificados”.

 Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário