quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Entidades agrícolas se unem, discutem e buscam mecanismos para o fortalecimento do Setor Primário no município de Parintins

         Reunião aconteceu no fim da tarde de segunda-feira no auditório da Embrapa em Parintins

Aconteceu no fim da tarde de segunda-feira (06), no auditório da Embrapa em Parintins, uma reunião com representantes de entidades ligadas ao setor primário do município. A finalidade é unir, fortalecer, organizar e legalizar as entidades ligadas ao setor primário para que o projeto “Base de Serviço de Apoio a Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar”, uma parceria da União e Solidariedade das Cooperativas e Empreendimentos de Economia Social do Brasil (Unisol Brasil) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), seja desenvolvido em Parintins.
Segundo o presidente da Colônia dos Pescadores Z-17 de Parintins, e coordenador da base de serviço da Unisol, Marcos Aurélio Martins da Luz (Marcos da Luz), o projeto será desenvolvido em Maués, Boa Vista do Ramos, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Barreirinha, Nhamundá e Parintins. “A Z-17 é uma entidade base de serviços para os trabalhadores da Agricultura Familiar no Baixo Amazonas”, afirma.

   Presidente da Colônia dos Pescadores Z-17 de Parintins, Marcos da Luz

Da Luz revela que a reunião institucional também teve o intuito de articular as entidades produtivas de Parintins. “Nosso Município conta com aproximadamente 50 entidades ligadas ao setor primário. Nossa meta é que essas organizações possam fazer convênios com o governo. Muitas estão regulares e as que não estão vamos ajudá-las a se regularizarem para que também possam operar no mercado. Temos que fazer um trabalho bem organizado para que não possamos perder recursos e com a captação fortalecer a produção agrícola no município”.
O coordenador da Unisol enfatiza que o segundo passo é elaborar os projetos para que todas as entidades de Parintins e de outros municípios do Baixo Amazonas, possam estar aptas a participar de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab e do Programa da Merenda Escolar e receber os recursos para que possam fazer as compras junto aos produtores e distribuir a entidades filantrópicas, escolas e outras entidades cadastradas no programa.

Garantia

      Samaroni Moura é Secretário de Produção e Abastecimento do Município

Para o Secretário de Produção e Abastecimento do Município de Parintins, Samaroni da Silva Moura, foi importante ver as organizações ligadas ao setor primário discutindo e deliberando avanços e o fortalecimento do setor. “Temos que fortalecer e fazer o município ser forte na produção agrícola e parar de pensar em produzir apenas mandioca, macaxeira e banana. Temos que fortalecer o setor e produzir repolho, batata, tomate com potencial para desenvolver a agricultura e sermos respeitados na produção de hortaliças e frutas”.
Samaroni endossa que o encontro foi valioso pela discussão da produção agrícola com as comunidades o que incentiva o produtor a se organizar em associações e cooperativas. “Eles também terão a oportunidade de interagirem e assim possam partir juntos atrás dos recursos. Não podemos apenas doar algumas ferramentas, mas capacitar nossos produtores rurais. Eles precisam ter domínio das técnicas agrícolas e possibilidade de fazer com que as futuras gerações permaneçam no campo fazendo com que o setor primário avance”.
De acordo com ele, em Parintins é notório muitas pessoas querendo ter um terreno onde trabalhar e produzir, dessa forma, médicos, policiais, professores e outros profissionais se tornaram produtores rurais. “Podemos dizer que há uma inversão onde as pessoas observam a necessidade e veem nisso uma forma de empreendimento. Temos que apostar no homem do interior como empreendedor rural. A pedido do prefeito houve o plano da secretaria para que os cursos cheguem até o produtor rural. Com certeza, 2014 será um ano bom e de conquistas para o setor primário. Temos técnicos e conhecimento como captar recursos e fazer com que realmente o setor funcione. Pelo carinho do prefeito Alexandre com o povo do interior, a capacitação e o conhecimento técnico vai chegar lá com cursos semi-intensivos para os agricultores”, garante Samaroni.

Órgãos

   Wanderley Holanda avaliou a reunião de suma importância para os produtores

O Sociólogo e Extencionista Rural do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestado do Amazonas (Idam), Wanderley Holanda, avaliou a reunião de suma importância para os produtores rurais e profissionais da área e revelou a defasagem que o Idam passa pela falta de extecionistas rurais. Também estiveram na reunião representantes da Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Abastecimento e outros. Wanderley enfatiza que a produção rural implica em várias coisas, inclusive em bem estar e organização social, mas em reuniões se podem criar mecanismos para avançar em conjunto com outras entidades e os poderes públicos. “Hoje ninguém consegue fazer nada sozinho. Com a soma dos poderes públicos e órgãos do setor primário e outros, podemos criar condições oportunas para que os produtores adquiram qualidade de vida”.
O funcionário lembra que a população do município triplicou em comparação as três últimas décadas. “Comecei a trabalhar em Parintins em 1977. A população era de 56 mil habitantes, 30 mil na zona rural, 26 mil na zona urbana. Hoje a população está em torno de 104 mil habitantes, em torno de 75 mil moram na sede e o restante no interior. Temos um plantel de técnicos, embora competente e atuante, somos poucos para atender a demanda do município. Conseguimos atender apenas 40% em termo de produção rural. Nossa expectativa é que o Idam, a nível estadual, renove e amplie o quadro que está defasado”.
Outra alternativa para que mais técnicos atendam o setor primário, seria por meio de parcerias, antes que os antigos se aposentem. “Assim podemos compartilhar o que sabemos com os novos profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho. Com uma equipe maior, vamos poder fazer um trabalho melhor, qualificado e volumoso. Precisamos deixar legado a outras gerações. Não quero sair do Idam levando o que aprendi durante meu trabalho como extencionista rural, mas estar junto com os novos profissionais da área do setor primário para treiná-los dentro daquele princípio que é caro para a extensão rural, ‘aprender a fazer fazendo e compreender porque está fazendo’, assim um dia aprendi e espero poder ensinar para que o setor primário venha a ganhar”.

Fetagri

  Edvaldo Lopes comemorou que a reunião uniu os órgãos ligados ao setor

O secretário de política agrícola da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado do Amazonas (Fetagri), Edvaldo Lopes de Jesus (Primo), comemorou que a reunião uniu os órgãos ligados ao setor primário. “O setor primário precisa estar unido, isso repercute aonde a desinformação chega porque muitas vezes, as entidades estão muito divididas. Quando existe união e todas as entidades juntam forças, torna-se uma potencialidade para o município e nós da federação encaramos como positivo”.
Primo garante que os assuntos debatidos vão chegar a conhecimento do governo do Estado, principalmente quanto a defasagem no quadro de técnicos extencionistas. “Esse assunto tem sito pauta nos eventos “Grito da Terra”. Já solicitamos que seja feito concurso público para contratar técnicos extencionistas, assim como a valorização deles, pois é inaceitável em nosso Estado um técnico ganhar pouco mais de mil reais. O governo fez a contratação de aproximadamente 170, mas precisa contratar muito mais”.
O representante da Fetagri lembra que outro assunto debatido no “Grito da Terra” foi a ampliação e o valor do repasse do Produto Interno Bruto (Pib) para a Secretaria de Produção que é de 0.84% da arrecadação do Estado. “Isso é muito pouco para o setor primário. Além disso, precisamos incentivar os técnicos a criar novas instituições, capacitações, credenciar junto ao Conselho Estadual da Agricultura para atuar junto aos agricultores”, finaliza Primo.

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário