quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Justiça condena ex-prefeito de Parintins por improbidade administrativa



 
    Enéas Gonçalves (PV) foi condenado por improbidade administrativa 

O Tribunal Regional Federal da Primeira Região da Justiça Federal finalizou dia 24 de janeiro de 2014 a condenação contra o ex-prefeito de Parintins, Enéas de Jesus Gonçalves Sobrinho (PV) por improbidade administrativa e desvio de finalidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele governou Parintins de 2001 a 2004 e o Ministério Público Federal impetrou a denúncia através dos procuradores Athayde Ribeiro Costa e Humberto Braga Trigueiro.
A juíza titular da 3ª Vara Federal, Maria Lúcia Gomes de Souza, deu a sentença no dia 16 de novembro de 2011 e julgou procedente o pedido formulado na ação civil pública de improbidade, com base no artigo 269, inciso I, do CPC, nos termos dos artigos 10, caput, e 11, da Lei 8.429/92, combinado com o artigo 12, inciso II, do mesmo diploma legal, às seguintes sanções.
Pela decisão, o ex-prefeito deve cumprir ressarcimento integral de dano aos cofres públicos; fica suspenso dos direitos políticos por cinco anos; está proibido por cinco anos de contratar com o poder público de receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios direta e indiretamente ainda que por pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário; deve pagar multa no valor correspondente a um quarto do valor atualizado do dano e perda da função pública, eventualmente ocupada.
“A multa e o ressarcimento ultrapassam meio milhão de reais e a juíza Federal ainda o condenou a pagar custas processuais, em favor do autor, honorários advocatícios, cujo valor arbitro em dez por cento do valor da condenação, nos termos do artigo 20, parágrafo 3°, do CPC”, diz a sentença.
O ex-prefeito Enéas Gonçalves comentou por telefone ao site ParintinsAmazonas, na manhã de 28 de janeiro, que acabou envolvido e processado  em decorrência de atos feitos pelo ex-secretário de educação de Parintins, professor Renner Dutra. Segundo Enéas, o professor Renner e equipe tinham total autonomia para gerenciamento no FNDE. “Eu nunca peguei num recurso do FNDE. Nunca mexi nesse programa. Não tinha conhecimento sobre o que estavam realizando porque deleguei tudo ao professor Renner, ele era o secretário de educação, infelizmente a legislação brasileira é desse jeito. Me acusaram porque quando prefeito, era o ordenador de despesas. Mas a culpa não era minha. Tenho minha consciência tranquila”, afirmou.
O professor Renner Dutra é atual secretário de governo do município de Maués. A reportagem tentou contato com ele pelo telefone 91xx08xx, mas as ligações não foram atendidas.

 Por Húdson Lima, do blog Parintins Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário