quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Moradores reclamam: lixo e buracos tomam conta do Itaúna I, II e Paulo Corrêa


         Entulhos tomam contam das ruas e dificultam o trâsito de pedestres e veículos nas vias públicas

Moradores dos bairros Itaúnas I, II e Paulo Corrêa, acionaram a reportagem do Jornal Gazeta Parintins para que chegue ao poder público municipal um grito de socorro e a Secretaria Municipal de Obras realize o serviço de tapa buracos nesses bairros. Além disso, eles pedem que e a Secretaria Municipal de Limpeza Pública, retire o lixo que toma conta de algumas ruas e revelam que tanto os buracos quanto o lixo, dificultam o trânsito de pedestres e veículos nas vias públicas e colocam em riso a vida de pessoas.

A secretária municipal de limpeza pública, Fabiana Campelo, revela que não existe previsão para retirar o lixo desses bairros, e os moradores serão notificados por depositarem entulhos nas ruas. Já a secretária municipal de obras, Greice Henriques Garzon, não foi encontrada para comentar sobre as denúncias.

A senhora Inedina Pontes Jacaúna, 70, moradora da rua 5, bairro Itaúna II, cobra do poder público municipal a retirada do lixo acumulado na rua desde início de dezembro de 2013. “Não tem lixo em frente a minha casa, mas nas proximidades está acumulado desde início de dezembro do ano passado, praticamente toma conta da rua, isso coloca em risco a vida das pessoas, principalmente de crianças e idosos. Além do risco de acidente de trânsito, os veículos quase não têm mais espaço para transitar, passam rápido, podem até ocasionar um acidente grave e até matar uma criança”.



Atitude


     Inedina Pontes cobra do poder público  a retirada do lixo acumulado nas ruas



A cidadã revela ainda que, pela falta de atitude do município que não realiza o trabalho de retirada dos entulhos, as crianças, muitas vezes pela falta de atenção dos familiares, correm risco e se expõe ao perigo de contrair doenças transmitidas por insetos e roedores. “É comum ver as crianças brincando próximo e até em contato com o lixo. Sabemos que elas podem contrair uma doença perigosa ou se cortar em vidros”.

Inedina reclama de pessoas ligadas a administração pública que usam os meios de comunicações para contradizer os moradores que as ruas dos bairros estejam tomadas por lixo. “É triste ouvir nos meios de comunicação das pessoas ligadas ao prefeito que as ruas não estão tomadas de lixo. As ruas estão tomadas de lixo e isso é uma falta de responsabilidade com a cidade e com a população. O prefeito deveria olhar por nós, pois quando foi para se eleger, soube andar por essas ruas e viu que estavam limpas diferentes do que estão. O Alexandre deveria vir e ver que diferente do que falam que está tudo limpinho, não tem é espaço para ninguém andar, as ruas estão tomadas de buracos e lixo”, enfatiza.



Reclamações


 
     Marco Gama reclama da administração quanto aos buracos, lamas e lixo


O comerciante Marco Antônio Gonzaga da Gama, morador da rua Antônio Meireles, Itaúna I, reclama da administração pública quanto aos buracos, lamas e da quantidade de lixo acumulado nas ruas. “Nossa cidade há tempos vive esse caos com as ruas do Itaúna I e II tomadas por lixo e buracos como é o caso da rua 11 do Paulo Corrêa. É inadmissível ver nossa cidade nessas condições. As pessoas sofrem com esse desmando. Lixo, lama e buracos fazem com que o pedestre caminhe no meio da rua junto aos veículos e pode ser vitimado por um acidente fatal”.
Marco pede providências do poder público e diz que as pessoas depositam lixo nas ruas porque seguem um cronograma do município que infelizmente não foi cumprido e acaba se tornando uma questão de saúde pública. “As pessoas podem ser acometidas de várias patologias. O representante do município precisa criar vergonha na cara e começar a trabalhar. O povo não pode ficar a mercê dessa sujeira provocada pelo desmando administrativo, que até o momento, nosso prefeito não disse o que veio fazer. A cidade está entregue às baratas e o prefeito está pisando na população. A prova são as demissões que não param e a falta de projetos de captação de recursos para mudar essa realidade. O pior é que a população está de braços cruzados deixando ele fazer o que quer. É hora de tomarmos providências e cobrar que o senhor Alexandre da Carbrás trabalhe, pois nossa cidade não pode viver esse caos”.
Gonzaga apela ao Ministério Público que intervenha na situação para que a população não venha a conviver com ratos, baratas, insetos e animais peçonhentos. Ele também reclama dos profissionais de comunicação, contratados pelo município. “Eu desafio qualquer membro da imprensa vir aqui na rua dizer que a cidade está toda limpa. As ruas estão cheias de lixo. Essas pessoas se dizem profissionais, mas são verdadeiros puxa sacos. Deveriam ter vergonha, dar voz ao povo e zelar para que a população seja bem tratada, esquecem que são parintinenses e deveriam zelar pela terra que nasceram. Deveriam entender que esse prefeito vai passar e eles vão ficar na cidade. Assim que terminar o mandato o Alexandre vai embora porque ele não é parintinense e não vai ficar aqui”, garante.
Gama se diz entristecido com vários discursos maquiados que ouve pelas esquinas da cidade. “Todos sabem que o Alexandre não veio para trabalhar por Parintins. Fico entristecido de ver pessoas que se dizem religiosas, que pregam e usam o nome de Deus em vão, nos discursos pela cidade. Não podemos permitir que, qualquer pessoa ou nossos filhos venham ser massacrados por uma irresponsabilidade que se instalou em nosso Município. Parintins não aceita conviver com lixo, ratos, baratas e lamas por toda parte, como é o caso da rua 11 no Paulo Corrêa um buracal de lama por toda parte”, garante o comerciante.



Limpeza


A secretária municipal de limpeza pública, Fabiana Campelo, ao ser questionada quanto o acúmulo de lixo nas ruas dos bairros citados, enfatizou que não existe uma data para a retirada do lixo dessas vias públicas. Segundo ela, o calendário que vai reger a retirada de entulhos da cidade está em elaboração. “O calendário está sendo formulado junto com a Secretaria de Saúde e assim que a data for estipulada faremos a Campanha de Combate a Dengue e começaremos os serviços de coletas dos entulhos pelos bairros prioritários e será estendido aos demais”.
Campelo revela que por determinação do prefeito Alexandre da Carbrás, no segundo semestre de 2013, e por exigência de grande parte da população, universidades e da justiça, se trabalhou o cumprimento da Lei Municipal de 2005, que proíbe o descarte de resíduos sólidos sem autorização do poder público. Ela afirma que tudo foi feito com ampla divulgação da mídia local, informando a população quanto a despejo de entulhos nas ruas.
Conforme a secretária, existem três fiscais nas ruas fazendo notificações diariamente e alguns casos, os infratores já estão indo para aplicação das penalidades legais que é o auto de infração. “Os descartes de entulhos sem autorização da municipalidade gera penalidade, mas primeiro vamos sensibilizar os moradores. O fiscal vai até as residências e pede para o morador retirar o material ou levar por conta própria até o aterro controlado”.

Proibição

Para Fabiana, o município não proíbe as pessoas de limpar os quintais, mas não podem deixar o material acumulado nas ruas, já que o lixo pode ocasionar acidentes. “Por lei a retirada de entulhos das ruas não é obrigação do município. Na maioria das vezes isso é feito apenas uma vez, em nosso caso, faremos isso pelo menos duas vezes ao ano”.
Quanto a afirmação de moradores que colocaram entulhos na rua porque ouviram um veículo da prefeitura anunciar sobre a remoção dos entulhos, Campelo afirma que onde os triciclos passaram anunciando as máquinas realizaram o trabalho de limpeza e que o último bairro que os serviços foram realizados, em dezembro passado foi o Dejard Vieira. Ela afirma desconhecer que os triciclos tenham depois informado que o serviço seria feito no local. “Os triciclos ficaram nas ruas desde outubro, e seguiam em cada bairro marcando as datas de retirada. Por onde passavam, as máquinas retiraram os entulhos, justamente para evitar informações desencontradas”.

Ataíde Tenório
(ataidetenorio1@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário