sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Parentes temem transferência de detentos após revista no presídio de Parintins

          Ionara Tavares cobra do Governo do Estado a construção de um novo presídio na cidade

Cerca de 150 policiais militares com presença do promotor de Justiça André Seffair realizaram uma revista na Unidade Prisional do Município de Parintins (AM), distante 369 km de Manaus. A ação aconteceu na manhã de hoje (24) entre 07h50 às 10h. Familiares dos detentos se aglomeraram ao redor do presídio, localizado no Centro da cidade, para acompanhar a ação da Polícia. Eles temem que após a revista presos sejam transferidos para unidades prisionais de Manaus e Itacoatiara. 
Na vistoria comandada pelo Tenente Klinger, encontraram nas celas tesouras, chaves de fendas, baterias de celulares, entorpecentes, pinças e aproximadamente R$ 300,00. “Acredito que essa vistoria tenha sido apenas uma desculpa para a transferência de detentos devido a superlotação do presídio. Vai ficar difícil a gente visitá-los em outra cidade, porque é alto o custo, o Governo do Estado deveria construir um presídio na cidade, como já prometeu”, disse a técnica de enfermagem, Ionara Tavares.

Transferência

O Comandante do 11ª Batalhão de Polícia Militar de Parintins (11º BPM), Major Valadares Pereira Júnior, relatou que a revista foi solicitada há duas semanas pelo diretor do presídio, Carlos Alberto Medeiros. “Essa vistoria não foi feita com intuito de transferir presos. A transferência de detentos vai depender do encaminhamento que vai ser dado da Justiça local pra Manaus, o Ministério Público que pode decidir. Desde a implantação do programa Ronda no Bairro, triplicou o número de presos na Capital do Estado, os presídios de Manaus também estão lotados”.
Em Parintins há 211 detentos nos três regimes, dos quais 151 em regime fechado, mas a capacidade da UPP é de 40 detentos. “Aumentou muito a proporção de preso, vai continuar inchando e se não tem condições hoje que dirás daqui pra frente”, finaliza Valadares. A Reportagem completa você acompanha na próxima edição do Jornal Gazeta Parintins (impresso), segunda-feira, 27 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário