quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Parintins ganha aparelho de prevenção e controle a doenças cardíacas




A problemática das pessoas que sofrem de doenças cardíacas em Parintins e precisam se deslocar a Capital do Estado para realização de exames, deve ser amenizada. No início deste ano, o governo do Estado disponibilizou para o município um aparelho de eletrocardiograma com capacidade de medir os distúrbios do ritmo cardíaco de uma pessoa. Profissionais de saúde afirmam que o aparelho de nome Holter, é um dos equipamentos hospitalares dos mais importantes para a prevenção e controle de doenças cardíacas.
Segundo a coordenadora municipal de atenção básica, Socorro Cilene, o Holter é único equipamento que consegue medir o funcionamento do coração minuciosamente por um longo período, conhecido pelo Conselho Federal de Medicina como espião do coração. O exame requer que o paciente passe 24 horas com aparelho fazendo atividades cotidianas, como trabalhar, conversar, caminhar e até mesmo dormir. “O exame é destinado às pessoas que apresentam palpitações, tonturas, desmaios, dores no peito ou sofreram cirurgias de coração há pouco tempo. O equipamento prevê o risco de o paciente ter infarto ou se após uma cirurgia tem condições de voltar à rotina normal. É um grande ganho para Parintins”, assegura Cilene.
O exame será realizado no Hospital Regional Jofre Cohen a partir do mês de fevereiro por solicitação de clínicos gerais nas unidades básicas de saúde do município de acordo com a necessidade de cada caso. Os dados dos exames serão transmitidos via internet para Manaus onde vão ser analisados e depois encaminhados novamente ao município, em curto prazo.

Coordenaria de Comunicação da PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário