segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Pescador morre afogado no lago do Caburi após sofrer ataque de epilepsia


Joab Pinto Muniz, 35, morreu afogado sexta-feira (24) no lago do Caburi, por volta de 6h da manhã, após um ataque de epilepsia quando retirava a malhadeira no porto da casa dele. A mãe da vítima, ao avistar a canoa sem o filho ficou desesperada. Raimunda Martins Pinto, 68, constatou que o filho tinha caído n’água e com ajuda do neto conseguiu retirar o corpo que estava há um metro de profundidade. Joab deixou cinco filhos, que segundo parentes, a mãe das crianças as abandonou há dois anos.
“Foi tudo rápido. Joab foi vigiar a malhadeira e pedir para meu neto o acompanhar por causa da doença, depois de alguns minutos, observei que o menino ainda não tinha ido, e quando olhei para o porto, Joab não estava na canoa. Fomos ao local e constatamos que ele tinha caído n’água por motivo da doença ter o atacado. Eu e meu neto tiramos o corpo do fundo”, declarou Raimunda.
Ela informou que não foi a primeira vez que a doença atacou o filho durante pescaria. “Por várias vezes ele já tinha caído n’água, mas outras pessoas o retiraram do fundo com vida. Dessa vez estava sozinho e morreu”, relatou em prantos.

Abandono

Dos cinco filhos que Joab deixou, quatro viviam com ele. Os familiares da vítima vão procurar o Conselho Tutelar de Parintins para resolver a situação das crianças, pois contam que a mãe as abandonou há dois anos e com a morte do pai eles estão com os avós paternos. A família conta também que a vítima apesar de sofrer da doença, ainda não tinha conseguido benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por isso, trabalhava como diarista, pescador e na maioria das vezes como vaqueiro. Joab é a quarta vítima de afogamento no lago do Caburi nos últimos 10 meses. 
Epilepsia é um conjunto de desordens neurológicas caracterizadas por descargas elétricas anormais dos neurônios que podem gerar convulsões. Geralmente a vítima desta doença tem contrações involuntárias da musculatura, como movimentos desordenados, ou outras reações anormais como desvio dos olhos e tremores.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário