sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Vítima de acidente viaja em situação precária a Manaus




O parintinense Laurence Felipe Prata da Silva, 23 anos, que sobreviveu a um acidente de trânsito na madrugada do dia 29 de dezembro, e teve o fêmur esquerdo quebrado, deixou o porto de Parintins rumo a Capital do Estado na manhã de hoje jogado em um colchão colocado no convés de uma embarcação. As pessoas que presenciaram a situação do rapazficaram indignadas e taxam o caso como um retrato do Sistema da Saúde Pública em Parintins que, para eles está abandonado.
SegundoDarlene dos Santos Vieira, 29 anos, esposa do paciente, a família não tem condições de pagar uma aeronave para transportar o paciente e recorreu a Secretaria de Saúde do Município (Semsa), mas ouviu da assistente social que o caso do marido dela não era grave e foi disponibilizada para ele a passagem em um camarote de barco de recreio Parintins/Manaus. “O camarote da embarcação é pequeno e não comportou meu marido, por isso ele teve que ser colocado nesse colchão, no convés do motor”, lamentou.

Revolta

Um cidadão que acionou a reportagem do Gazeta Parintins e pediu para não ter o nome revelado, está revoltado com a situação que passa o paciente e a família, Ele afirma que, “Parintins fica 369 quilômetros em linha reta da Capital do Estado. A viagem em um avião UTI, demora no máximo 1 hora e 20 minutos. Já de embarcação as viagens chegam a durar até 24 horas. Além da demora, na viagem de barco existe o desconforto dos balanços provocados pelos banzeiros (ondas), que pode ser prejudicial e complicar ainda mais o quadro clínico do paciente”.
O cidadão taxa a situação de deplorável e como um retrato do abandono que vive a saúde no Município. “Esse rapaz é de família simples, e sem condições financeiras. Estáviajando sem as mínimas condições de cuidados e acompanhamento de um profissional de saúde. Parece que os responsáveis pelo Sistema de Saúde em Parintins esqueceram que todo paciente inspira cuidados”, enfatiza.

Acidente

Laurence é o paciente que sobreviveu ao acidente que envolveu um veículo alto motor dirigido pelo senhor Roberto Novo e uma moto dirigida porpelo amigo Silker da Souza Mesquita, 21 anos, ele estava na garupa da moto. Silker morreu 8 horas após o acidente que aconteceu na bifurcação da Avenida Nações Unidas com a rua Lindolfo Monteverde, na conhecida Curva da Morte. Darlene acusa o senhor Roberto Novo de ter causado o acidente e não prestar assistência ao marido dele que sofreu fratura no fêmur e escoriações pelo corpo. “O que ele praticou foi um crime e se quer está dando assistência ao meu esposo que passa por dificuldades. Quando retornar da Manaus vamos acionar a justiça”.

Ataíde tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário