segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Aulas em Parintins começam com falta de professores e merendeiras



 
        Défice de professores e merendeiras nas escolas pode prejudicar a qualidade do ensino

A falta de planejamento da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc) fez com que o ano letivo de 2014, em Parintins, começasse com défice de professores e de merendeiras nas escolas. Segundo reclamação de um pai de aluno, os estudantes do turno matutino de alguns educandários estão saindo mais cedo por falta da merenda escolar.
“A falta de professores nas salas de aulas e dos profissionais de cozinha que preparam a merenda dos estudantes está acontecendo por falta de planejamento da Seduc. Meu filho estuda na escola Suzana de Jesus Azêdo e está saindo mais cedo por falta de professores. Mas conheço escolas onde os alunos estão saindo mais cedo porque não tem quem faça a merenda. Se a Seduc tivesse organizada, com certeza, o quadro de professores estaria completo”, garante. Por ser funcionário público municipal, o pai pediu para ter o nome resguardado.
Em entrevista ao Gazeta Parintins a professora Maria Eulane Tavares, gestora da Escola Suzana de Jesus Azedo, revelou que existe a falta de 8 professores para completar o quadro de educadores da escola, contudo as aulas acontecem normalmente. “Apesar de estar faltando alguns professores, a escola tem atendido normalmente os alunos. As aulas acontecem de 7hs as 11h15 no turno matutino e de 13hs as 17h15 no turno vespertino. Somente na manhã de hoje (quinta-feira, 13), os estudantes foram liberados as 9h30 porque precisávamos reunir com professores para tratar alguns detalhes do ano letivo”.

Carência

Maria Eulaine acredita que a falta de professores não é uma deficiência só da escola Suzana de Jesus. “Acredito que todas as escolas estaduais passam por essa problemática. O caso ocorre porque os professores do Processo Seletivo Simplificado (PSS), realizado pela Seduc, ainda não foram lotados. Mesmo com este défice estamos fazendo o cumprimento do calendário escolar. Os professores que atuam na escola e não estão assumindo sala de aula estão dando suporte pra nós cobrirmos a carência dos professores que ainda não vieram, principalmente no 5º e 6º ano”.
A situação é motivo de preocupação para a gestora, pois a escola concorre ao Selo Iso 9001 e a situação pode atrapalhar a liberação do selo. A escola tem 9 turmas de estudantes de 5º e 6º, com 35 alunos em média, contudo existem 4 professores lotados e 3 lecionando, pois 1 está doente. “Faltam 8 professores, mas estamos procurando atender normalmente para os estudante não ficarem sem atividade escolar’.
Recebemos a informação que na escola Padre Jorge Frezini a situação é pior, pois além da falta de professores, faltam profissionais para fazer merenda escolar. Nossa equipe procurou a professora Maria do Carmo Oliveira Silva, gestora do educandário, que preferiu não gravar entrevista, mas confirmou a falta de 4 professores e 1 merendeira para completar o quadro da escola, pela parte da manhã.
Maria do Carmo afirmou suprir a falta de professores nas salas de aulas, mas os estudantes saem as 9h30 por não ter merendeira, isso evita que as crianças sofram por falta de alimentação na escola, sem contar com  a preocupação em cumprir as normas sanitárias, por isso vai aguardar pessoa capacitada para preparar a merenda das crianças enviada pela Seduc.

Solução

Ao procurar a Coordenadoria Regional da Seduc em Parintins  Ana Ester Paulino revelou a nossa reportagem que a falta de professores nas salas de aula não é um problema somente de Parintins e que todo o Estado está passando pela mesma situação, mas a Seduc, através do secretário estadual de educação, Rocielli Soares da Silva, promete resolver tanto a lotação dos professores quanto dos profissionais de cozinha.
A coordenadora garante que até amanhã (terça-feira, 18) os problemas estejam solucionados, pois a Seduc deve contratar  professores pelo processo seletivo e as merendeiras via empresa privada  ou remanejar as profissionais de uma escola para outra, a fim de não prejudicar ainda mais os alunos.

Ataíde Tenório (ataidetenorio1@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário