quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Caída de terra ao lado do Porto de Parintins preocupa moradores




                   Desbarrancamentos de terras continua acontecendo na orla da cidade

Enquanto o governo do Estado não constrói o muro de arrimo ou dá manutenção nos pontos de muro já construído, o fenômeno das terras caídas continua acontecendo na orla de Parintins. Em muitas locais o fenômeno consome também partes de muros já construídos pelo próprio governo e por particulares. Todo ano, no período do inverno, é comum acontecer esses desbarrancamentos de terras, mas até agora nenhum órgão ou governo, fez algo para proteger a orla da cidade.
Com a subida do nível das águas do rio Amazonas e as fortes chuvas que caem sobre Parintins, o fenômeno volta a acontecer. Na madrugada de segunda-feira (10) houve um grande desabamento e levou parte do muro de arrimo de uma casa ao lado do Porto Fluvial de Parintins. A reportagem procurou os proprietários da casa, situada na rua Vieira Junior, de frente ao rio Amazonas, mas não conseguimos falar com ninguém. Na tarde de ontem, mostramos as imagens do desmoronamento ao coordenador da Defesa Civil do município, Suammy Patrocínio e após observar as imagens ele relatou que o caso é sério e provavelmente as terras podem continuar a cair.

Averiguação

Suammy Patrocínio garantiu a reportagem do Gazeta Parintins hoje, quinta-feira (20), ele vai com uma equipe ao local ver o que pode ser feito. Ele afirmou que a área pode ficar interditada e dependendo da situação, vai orientar as pessoas que moram na casa a deixarem o local enquanto o problema não for resolvido, pois área pode está em risco de continuar desmoronando. “Pelas imagens o local pode colocar em risco a vida das pessoas que vivem na residência. Vamos averiguar in loco e daremos uma resposta precisa. A Defesa Civil vai continuar agindo”, declara o coordenador.
Com o desabamento do muro e parte do terreno, a casa está a menos de 20 metros da margem do rio. Outros moradores que têm casas erguidas em ruas próximas à orla estão em estado de alerta por causa do risco de desmoronamento como é o caso de moradores da Armando Prado nas proximidades da Coopesca e nas proximidades do Hospital Jofre Cohen. Em 2011, a prefeitura de Parintins e o governo do Estado decretaram situação de emergência na cidade por conta dessas áreas de risco. Outra área que inspira cuidado fica próximo ao Bar Comunas onde o murro de arrimo também desabou.

Geandro Soares / Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário