segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Material escolar exposto a chuva e sol em várias escolas municipais

   Milhares de cadeiras escolares estão nos pátios e quintais de várias escolas do município ao relento (foto: ATAÍDE TENÓRIO)

“Enquanto muitos alunos do interior de Parintins estudam em situações precárias porque em algumas salas de aulas não existem bancos ou cadeiras para que possam sentar, nos pátios e quintais de várias escolas da sede do município, milhares de cadeiras estão ao relento pegando sol e chuva, e com certeza vai apodrecer com a umidade já que são feitas de madeiras e aglomerado”. A afirmativa é de um professor que pediu para não ser identificado, mas lecionou na cidade e interior de Parintins e conhece a realidade escolar do município. Ele afirma ainda que os materiais estão expostos ao sol e chuva do lado de fora das escolas municipais da cidade há pelo menos duas semanas. A equipe do jornal Gazeta Parintins esteve em duas escolas apontadas pelo professor aposentado e constatou o fato. Os educandários visitados foram Charles Garcia no bairro Santa Rita de Cássia e Irmã Cristine, na rua 9, bairro Itaúna II.

Troca

Pelas informações do professor, as escolas municipais estão renovando os conjuntos mobiliários comprados com recursos federais. “Os materiais não foram comprados com recursos do município, mas com dinheiro do Ministério da Educação através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por um projeto feito em 2011 pela equipe do Plano de Ação Articulada do Município. O projeto foi enviado ao FNDE para aquisição desse material e o empenho de número 2012NE687980 foi feito no dia 05 de julho de 2012 com o número do processo 23400002121201221”.
O cidadão afirma também que o valor total do recurso disponibilizado para a compra dos materiais foi de R$ 671.284,00, liberado desde 07 de novembro de 2012 e validado em 29 de outubro de 2013. “Os recursos gastos na compra desses materiais vieram dos cofres federais. O município deveria aproveitar os materiais retirados das salas, que ainda estão em bom estado de conservação, e mandar o mais rápido possível para as escolas do interior. É uma vergonha um prefeito que diz trabalhar em prol do povo, deixar milhares de materiais escolares estragando, enquanto poderiam estar servindo alunos do interior, onde muitos se quer tem tamboretes para sentar e assistir as aulas”.

Semed

Após receber a denúncia na tarde de sexta-feira (21), a reportagem foi a Secretaria Municipal de Educação para que o secretário Eduardo Lessa Júnior se pronunciasse sobre o caso, mas ele não se encontrava. O cidadão Bruno Aguiar que estava na secretaria e não quis gravar entrevista, informou que os materiais estão do lado de fora das escolas porque estão sendo substituídos por novos e a prefeitura não dispõe de galpões para guardá-los. Bruno informou ainda que hoje (24), a secretaria deve acionar o setor de patrimônio do município, e os equipamentos que estiverem em bom estado de uso devem ser mandados para as escolas do interior. Ao ser informado que os equipamentos estão expostos a chuva e podem danificar, Bruno reafirmou que não existem no município galpões para alugar, e os materiais devem permanecer nos locais até que se decida o que fazer com eles.

     Foto: Ataíde Tenório


Por Ataíde Tenório (ataidetenorio1@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário