segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Presença de animais é constante no local de refeições do Icsez

       A oferta de alimentação do Restaurante Universitário é servido no térreo da instituição (foto: Jakeline Soares)


Acadêmicos do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (Icsez/Ufam) que utilizam o serviço de oferta de alimentação do Restaurante Universitário (RU) servido no térreo da instituição, reclamam da presença constante de gatos e cachorros durante os horários das refeições e querem uma solução para o problema.

Para a acadêmica Adriana Nogueira, 20, a maioria dos animais é abandonada na estrada do Macurany, bairro Jacareacanga, onde está localizado o Icsez, por isso, migram para a instituição. “Deveria haver uma forma de coibir a entrada de animais no local. Na janta, ficam ao nosso redor. Os animais podem ser prejudicais a nossa saúde, pois a maioria não é bem tratada. Há alunos que ficam penalizados e jogam restos de comida pra eles”.

De acordo com acadêmico de artes visuais, Erick Siderval, 20, o problema deve ser resolvido porque a presença de animais na hora das refeições é prejudicial a quem frequenta o local. “No horário das refeições, os animais, ficam no entorno das mesas. A migração deles para o Icsez aconteceu depois que veio o RU, pois os animais veem em busca de alimento. Na cidade não há meio de controle de zoonoses (doenças transmitidas para o homem através dos animais). Os alimentos que ingerimos não são os mesmos que os animais podem consumir, quem joga comida para eles pode causar mal ao animal e a si mesmo devido ao contato. Além disso, cães e gatos na estrada podem ocasionar acidentes”.



Direção


 
        Diretora interina do Icsez, professora Sandra Damasceno
        Foto: Geandro Soares


A diretora interina do Icsez, professora Sandra Damasceno, informa que o serviço de alimentação funciona desde o ano passado a partir de um recurso federal, o Plano Nacional de Assistência Social (PNAS), que dá suporte orçamentário para subsidiar a alimentação. “A refeição custa pouco mais de R$ 8,00, o aluno paga R$ 1,20 e a Ufam subsidia o restante”, relata. A professora Sandra enfatiza que o Icsez ainda não tem constituído um restaurante universitário e a oferta de alimentação é provisória. “O projeto RU do Icsez está em processo de finalização e vai entrar para o processo de licitação. Queremos a construção de um local adequado para os alunos se alimentarem em um ambiente saudável”, anunciou.

Damasceno pede conscientização dos alunos para não alimentarem os animais e que fiscalizem o recinto. “Vemos alunos trazendo ração, jogando restos de comida aos animais. É preciso ter conscientização em relação a limpeza. Outro pedido é que denunciem qualquer tipo de abuso em relação a higiene, e cobrem da empresa que presta o serviço, pois são reclamações construtivas para melhorias”. Segundo a diretora, os animais entram na Ufam Parintins, porque o portão não pode ser fechado de 8h às 23h. “Os animais entram porque tem acesso livre, a instituição está localizada em uma estrada onde muitos são abandonados e migram para o prédio a procura de alimento e encontram”.

    Foto: Jakeline Soares


Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário