segunda-feira, 3 de março de 2014

Curso de Jornalismo da Ufam Parintins realiza exposição fotográfica 'A Imagem da Amazônia Contemporânea'




        Foto: Geandro Soares

O curso de jornalismo do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (Icsez-Ufam) realizou quinta-feira (27) no hall da instituição, a exposição fotográfica “A Imagem da Amazônia Contemporânea”. Trabalhos de estudantes do curso de fotógrafos profissionais e amadores ficaram expostos para o público. De acordo com o responsável da exposição, professor e jornalista Emanoel Cardoso, é difícil encontrar um símbolo, uma composição que represente a Amazônia hoje, tendo em vista, a colonização que a região sofreu ao longo dos séculos, e a própria Amazônia que o fotojornalista entende e interpreta. 

 Professor Emanoel Cardoso (foto: divulgação)

“Foi a primeira experiência e algumas coisas precisamos melhorar. Os alunos da disciplina fotojornalismo perceberam que não é fácil construir narrativas visuais em um exercício prático, teórico e reflexivo da própria realidade. Mesmo a Amazônia sendo uma das marcas mais divulgadas e conhecidas do planeta, um valor ligado a sustentabilidade, há outros discursos quanto a isso. Temos que desvendar o que há por trás da trama, da nossa realidade cultural, social e econômica, da realidade das nossas crenças, do que estamos envolvidos. Quem leva a fotografia a sério é capaz dessas formulações e críticas”, declarou Emanoel.

 Jornalista Tereza Almeida (foto: Clube Tapajós)

O Foto Clube Tapajós recebeu convite para participar da exposição pelas iniciativas que vem realizando em Parintins, como as saídas fotográficas. “Em nome do Foto Clube na pessoa do nosso presidente, Adrio Denner, agradecemos ao professor Emanoel Cardoso e demais membros da comissão organizadora pelo convite e receptividade. Parabenizamos os alunos pelo trabalho. Brevemente nós também teremos eventos do Foto Clube com exposições, oficinas e todos estão convidados”, agradeceu a jornalista Tereza Almeida, coordenadora do Foto clube Tapajós em Parintins.
A acadêmica de Jornalismo do Icsez, Suzenilda David, espera que outras exposições sejam realizadas na instituição. “Cada foto era a visão de um aluno sobre a Amazônia Contemporânea. Deveria haver outras exposições para mostrar a população os trabalhos universitários”, disse a estudante. Os participantes receberam certificados e durante a exposição, também foram apresentados cinco livros fotorreportagens produzidos por acadêmicos do 5º período da disciplina Fotojornalismo.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário