sábado, 15 de março de 2014

Movimento Cesp na luta reúne com reitor da UEA e entrega propostas em benefícios dos acadêmicos


      Reitor (ao centro) ouviu as propostas dos acadêmicos e debateu sobre elas no encontro que aconteceu em uma das salas do Cesp

Após reivindicação do movimento estudantil Cesp na Luta, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa, esteve em Parintins terça-feira (11) e reuniu com líderes estudantis do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp-UEA). Ele ouviu as propostas dos acadêmicos e debateu sobre elas no encontro que durou cerca duas horas em uma das salas da instituição. Cleinaldo Costa, assumiu a reitoria da Universidade em abril de 2013, e também é candidato (Chapa 14) na primeira eleição para reitor da UEA, que ocorre dia 20 de março. Ele tem como concorrentes Jener Juscelino da Silva Brito (Chapa 22) e Raimundo de Jesus Teixeira Barradas (Chapa 10).

Durante a reunião, o reitor respondeu os questionamentos do Movimento Cesp na Luta, formado por líderes dos cursos da UEA, Campus Parintins. De acordo com a representante do curso de enfermagem, Ivone Eleutério, Cleinaldo Costa se comprometeu a resolver situações mais urgentes. “Outras já estão encaminhadas, como a quadra que já foi licitada. Aproveitamos a oportunidade porque eles já estão em campanha e procuramos firmar esse compromisso”, disse a acadêmica.



Propostas


 
          Representante do curso de enfermagem, Ivone Eleutério


O movimento elaborou catorze propostas para melhorias do Cesp-UEA e entregou ao reitor. “A UEA está muito centralizada em Manaus e nós do interior queremos ter vez e voz. Reivindicamos que ele reunisse conosco, pois fazia um tempo que a gente não tinha essa reunião diretamente com o reitor, mas conseguimos através do presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Janderson Teixeira. Se ele não viesse, configuraria como se não fosse interesse dele ouvir os acadêmicos e firmar compromisso com a gente, porém apresentou propostas e ouviu as demandas do Cesp. Também queremos entregar nossas propostas para os outros candidatos”, declarou Ivone.

A estudante de enfermagem ressaltou que as propostas envolvem a questão do Restaurante Universitário (RU), sala do diretório dos estudantes, aprovação dos estatutos dos estudantes, transporte, retomada da estatuinte, dentre outras. “Com a vinda de novos cursos, a estrutura física da UEA Parintins já não comporta mais a demanda, por isso estão construído inclusive laboratórios. O reitor visitou a Casa do Estudante, mas deixou claro que o transporte de aluno é de competência do município, e vai verificar a possibilidade de termos micro-ônibus para as nossas pesquisas de extensão”, enfatiza Eleutério.

Ainda de acordo com a acadêmica, foi solicitado ao reitor que os alunos dos cursos de oferta especial tenham direito a concorrer a bolsas de estudos. “Somos uma turma de enfermagem de oferta especial, que pode haver ou não outra, depende muito de como vai ser a primeira, estudamos de manhã e tarde e precisamos dessas bolsas, infelizmente, não temos direito a concorrer. O curso de gestão ambiental enfrenta o mesmo problema, mas ele prometeu resolver isso”, ressaltou a representante.

Outro questionamento dos alunos foi em relação ao restaurante universitário do Cesp, pois segundo eles, o turno noturno não tem acesso a alimentação por causa das cotas que são de 300 refeições diárias e ainda vai haver licitação para o café da manhã, atualmente, apenas o almoço é subsidiado pela UEA. O reitor se propôs a resolver a questão (caso eleito) bem como fazer melhorias na biblioteca.



Reitor




Para Cleinaldo Costa, a reunião com os estudantes foi proveitosa e nas viagens que faz ao interior conhece mais a realidade dos universitários. “É um prazer e honra vir a Parintins e dizer do esforço de qualificar nossa universidade com união, identificar os problemas e ter humildade para ouvir críticas, mas ter vontade de trabalhar junto”, declarou o candidato.

Costa destacou a obra de R$ 2,6 milhões que está sendo implantada no Cesp, que terá em alguns meses, catorze laboratórios numa área de dois mil metros quadrados. “Essa obra não estava no calendário da universidade, entrou na pauta nesses últimos onze meses e hoje temos o fruto disso vindo a Parintins, importante a comunidade perceber que a universidade se movimenta em favor da população local e do Cesp”, finaliza Cleinaldo. 

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário