quinta-feira, 13 de março de 2014

Simptenpin ameaça ir a justiça porque prefeitura não repassa a arrecadação do INSS dos professores



 
        Presidente do Sindicato afirma que vários professores precisam se aposentar, mas enfrentam dificuldades

A presidente do Sindicato dos Profissionais e Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Parintins (Simptempin), Joelma Carvalho, cobra respostas da Prefeitura Municipal de Parintins, por que o valor descontado no contracheque dos professores e funcionários da educação para a aposentadoria, não é repassado ao Instituto Nacional de Seguro Social INSS. Em entrevista ao Gazeta Parintins, a professora disse que o sindicato luta para resolver a situação, que há vários anos vem ocorrendo, mas afirma se não houver diálogo com o poder público, vai procurar a justiça. A classe se reuniu sábado à noite na Casa de Acolhida, do bairro Santa Rita e discutiu esse e outros assuntos da categoria.

“Continuamos essa luta e vamos procurar o poder público pra ver como podemos resolver essa situação, porque temos vários professores em fase de aposentadoria e não há no INSS essa contribuição da arrecadação desses professores, quer dizer, a prefeitura arrecadou e não passou ao INSS. Vamos tentar descobrir como é que a gente pode fazer isso, se através do diálogo, ou se vamos ter que procurar a justiça”, declara Joelma.


Medidas


A presidente ressalta que, caso o Simptempin procure a justiça, vai pagar um advogado para orientá-los. “O dinheiro já foi descontado dos funcionários, professores, mas é complicado chegar ao INSS e vê que não há contribuição. Pra onde foi esse dinheiro, com o que foi gasto? Estamos atrás dessa resposta, temos 40 professores em fase de aposentadoria, mas não se aposentam por não haver a contribuição e agora vamos em busca de um posicionamento da prefeitura”, ressalta. 

Carvalho também enfatiza que ano passado o sindicato solicitou uma audiência pública na Câmara Municipal de Parintins, porém não foi atendido, por isso vai solicitar novamente. Durante assembleia com mais de 40 sócios, foi feita a prestação de contas do ano de 2013. O Simptempin teve entrada anual de R$ 117.457,95, despesas de R$ 110.533,91, e um saldo de 6924,04. O Sindicato está construindo a sede própria, cuja obra vai reiniciar em junho, terá escritório, quadra de futebol e piscina para o lazer dos profissionais de educação do município.

O secretário municipal de Educação, professor Eduardo França Lessa Júnior, relatou ao jornal segunda-feira (11), um dia antes de deixar o cargo, que aguarda do Simptenpin a entrega da documentação para encaminhar a procuradoria geral do município e assim que tiver a par de todas as informações dará esclarecimentos sobre a situação.

Geandro Soares 
Foto: Arquivo 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário